quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Pintura em peças de Biscuit

Olá, aqui estou novamente para responder as perguntas de vocês.

E hoje a pergunta é: Como pintar as peças de Biscuit?

Vou começar esclarecendo que a pintura não substitui a massa tingida. Uma coisa é diferente da outra. Sem sombra de dúvidas o acabamento da massa tingida é muito melhor.  Mas,  e aquelas peças feitas com molde de silicone? Como fazer para pintar?

Na aula 048 do Canal Aula de Biscuit ( veja aqui em cima da guia "vídeo-aulas") eu ensinei a pintura de olhos. Naquele vídeo eu já falei praticamente tudo o que vocês precisam saber, mas vamos falar um pouco mais sobre este assunto!

Para que a sua pintura tenha um bom acabamento seguem alguma dicas importantes:

1 - Espere a peça secar antes de pintar - Se não fizer isso a tinta vai  ficar toda rachada e o seu trabalho já era!!!

2 - Use tintas de qualidade, marcas conceituadas no mercado. Pode ser tinta PVA ou tinta acrílica ( fosca ou brilhante de acordo com o seu gosto) . Para pequenos detalhes como olhos, bolinhas, etc eu também costumo usar a tinta para tecido. Mas de um modo geral, na minha opinião a tinta acrílica é a melhor para pintar áreas grandes.

3 - A tinta deve ser diluída para ficar mais líquida - Normalmente a tinta vem de fábrica um pouco pastosa.

4 - Quanto ao tipo de pincel, isso varia muito, existem pinceis de ponta redonda, achatada, chanfrados etc.. o importante é ser um pincel macio para não deixar marcas na pintura e de boa qualidade para que não fique soltando "pelinhos" . Nada de querer economizar comprando pincel barato!!!  Um trabalho bem feito exige investimento. Lembre-se de que o barato pode sair caro!

5 - Antes de pintar a sua peça, treine bastante. Pintura não é tarefa fácil!!!!

Bom e  como eu sempre digo nos meus posts :

"Eu não sou a dona da verdade! Em artesanato não há regras, existem várias formas de se fazer. O importante é o resultado. Por isso pesquise sempre, leia, veja outras opiniões, faça seus próprios testes..."


Vou terminar compartilhando com vocês um ótimo vídeo da Sueli Ribas
Canal de Sueli Ribas no youtube http://www.youtube.com/user/sueliribas?feature=watch 


Boas Amassadas!















sábado, 4 de janeiro de 2014

Verniz: usar ou não usar?


 Feliz ano novo galera da massinha!!!

Hoje eu vou falar um pouquinho do verniz. Esta é uma dúvida muito comum e volta e meia alguém me pergunta sobre ele.

Em primeiro lugar já digo logo de cara: eu não uso verniz!

Quando eu comecei no biscuit eu também tinha essa dúvida, pois achava q o verniz era obrigatório!!  Só que eu, particularmente, acho brega ( desculpe aos que gostam do verniz, mas gosto não se discute...rs... não posso mentir, eu não gosto de verniz e pronto!!!). Mas eu observava  que a maioria das peças que eu via nas revistas não tinham aquele brilho que parece plástico! E eu, claro, queria que as minhas peças ficassem iguais as das revistas.

Aí pesquisa daqui e dali descobri que existe o verniz fosco. Então pensei: Ah deve ser este verniz que o pessoal usa...fui lá e comprei!  Para minha grande surpresa a peça ficou horrível.. o verniz rachou, a peça ficou com um brilho discreto ( eu queria totalmente fosco) e ainda por cima ficou cheia de marcas de pincel.  De cara percebi que tinha feito errado!  Passei o verniz sem esperar o biscuit secar por isso rachou!!  E descobri que o verniz fosco não é invisível como eu imaginava que fosse.  A partir desse dia eu nuca mais usei o verniz, e tenho peças aqui feitas há anos que nunca estragaram!!!

Mas e  as peças de cozinha e banheiro? A gente vai poder lavar as peças depois?  Claro que não!!!!  Biscuit e água não combinam!  Ah , então se eu passar o verniz eu vou poder lavar? Claro que não!!! ..rs  O verniz vai proteger a sua peça da UMIDADE..isso não significa que você poderá jogar a sua peça dentro da pia e lavar com água abundante.

Tá, mas com certeza alguém vai dizer... eu tenho um pote aqui na minha casa e eu lavo!!!  Sim, se a sua peça for antiga , ou seja, o biscuit estiver muuuuuito seco, é obvio que a sua peça não vai desmanchar debaixo d’água , mas com o tempo ela vai começar a ter problemas, desbotar, criar bolor, etc.   Por isso eu uso e recomendo sempre usar verniz neste tipo de peças e limpá-las apenas com pano úmido.
Eu também  uso o verniz brilhante sempre que preciso de brilho da minha peça, por exemplo uma faixa brilhosa no terno do noivinho.

Enfim, está é apenas e minha experiência e  opinião a respeito do verniz! 
Minha dica é: ouça ( ou leia) diversas opiniões, faça eu seu teste e tire suas próprias conclusões.

Boas Amassadas!