sábado, 4 de janeiro de 2014

Verniz: usar ou não usar?


 Feliz ano novo galera da massinha!!!

Hoje eu vou falar um pouquinho do verniz. Esta é uma dúvida muito comum e volta e meia alguém me pergunta sobre ele.

Em primeiro lugar já digo logo de cara: eu não uso verniz!

Quando eu comecei no biscuit eu também tinha essa dúvida, pois achava q o verniz era obrigatório!!  Só que eu, particularmente, acho brega ( desculpe aos que gostam do verniz, mas gosto não se discute...rs... não posso mentir, eu não gosto de verniz e pronto!!!). Mas eu observava  que a maioria das peças que eu via nas revistas não tinham aquele brilho que parece plástico! E eu, claro, queria que as minhas peças ficassem iguais as das revistas.

Aí pesquisa daqui e dali descobri que existe o verniz fosco. Então pensei: Ah deve ser este verniz que o pessoal usa...fui lá e comprei!  Para minha grande surpresa a peça ficou horrível.. o verniz rachou, a peça ficou com um brilho discreto ( eu queria totalmente fosco) e ainda por cima ficou cheia de marcas de pincel.  De cara percebi que tinha feito errado!  Passei o verniz sem esperar o biscuit secar por isso rachou!!  E descobri que o verniz fosco não é invisível como eu imaginava que fosse.  A partir desse dia eu nuca mais usei o verniz, e tenho peças aqui feitas há anos que nunca estragaram!!!

Mas e  as peças de cozinha e banheiro? A gente vai poder lavar as peças depois?  Claro que não!!!!  Biscuit e água não combinam!  Ah , então se eu passar o verniz eu vou poder lavar? Claro que não!!! ..rs  O verniz vai proteger a sua peça da UMIDADE..isso não significa que você poderá jogar a sua peça dentro da pia e lavar com água abundante.

Tá, mas com certeza alguém vai dizer... eu tenho um pote aqui na minha casa e eu lavo!!!  Sim, se a sua peça for antiga , ou seja, o biscuit estiver muuuuuito seco, é obvio que a sua peça não vai desmanchar debaixo d’água , mas com o tempo ela vai começar a ter problemas, desbotar, criar bolor, etc.   Por isso eu uso e recomendo sempre usar verniz neste tipo de peças e limpá-las apenas com pano úmido.
Eu também  uso o verniz brilhante sempre que preciso de brilho da minha peça, por exemplo uma faixa brilhosa no terno do noivinho.

Enfim, está é apenas e minha experiência e  opinião a respeito do verniz! 
Minha dica é: ouça ( ou leia) diversas opiniões, faça eu seu teste e tire suas próprias conclusões.

Boas Amassadas!











2 comentários:

  1. Oi Gigi, me chamo Priscila, estou "começando" com biscuit, faço a uns 2 anos e a 1 ano comecei a vender e aprender mais. Também não gosto do brilho do verniz e ele sempre deixa as marcas do pincel, daí passei a usar o verniz fosco em spray, passo uma camada e depois de 1 dia passo outra, fica bom, mas com um certo brilho mesmo.
    Sério que a peça não fica ruim sem verniz? Gosto muito do resultado "sem verniz" mas sempre tive medo de deixar alguma peça sem exposta ao tempo. Vou tentar fazer uma de teste.
    Obrigada pelas dicas!
    Bjão
    Pri.

    ResponderExcluir
  2. Olá,bom dia!!!queria saber se posso usar base de unha para passar na massa de biscuit,porquê estou fazendo alguns chaveiros de teste,então será que você poderia me ajudar com essa dúvida..

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário, dicas e sugestões!