quarta-feira, 22 de abril de 2015

Como vencer a concorrência?

Trabalhar com artesanato não é fácil, principalmente para quem está começando não é verdade?
Vamos refletir um pouco sobre esse assunto?

Concorrência não é sair por aí criticando ou debochando  dos trabalhos alheios: "olha só a fulana, ela faz um trabalho horrível e cobra caro!" ... "e veja só essa outra aqui que eu achei na rede social vendendo a preço de banana"!!!   Sabe aquela campanha política em que o candidato A fica maior parte do tempo falando mal do candidato B? Pois é! Isso demonstra que ele não tem qualidades suficientes e precisa desmerecer os demais para que seus eleitores tenha a falsa impressão de ele é o melhor.

Também não é uma atitude ética de um bom  profissional ficar escarneando "fregues" que pede desconto: " olha só que ridícula aquela pessoa q me pediu para fazer um topo de bolo por 15 reais!!"

O que os outros fazem não é problema seu, foque no seu trabalho! Um profissional ético não se incomoda com as atitudes alheias, eles planejam as sua estratégias e agem e prol delas.
Ser cliente é diferente de ser fregues. Cliente de verdade confia no seu trabalho e paga o seu preço. Se vc não está conseguindo uma boa clientela, avalie o seu próprio trabalho e refaça suas estratégias de marketing. Será que vc está oferecendo o produto certo para a pessoa certa?

Vou dar um exemplo:
Aqui na minha cidade existe um shopping com lojas que vendem roupas de grife. A poucos metros dali existe um comércio popular que vende roupas beeem baratinhas. Eu pergunto: o público alvo das lojas do shopping é o mesmo publico alvo das lojas populares?  Vc já viu loja popular  com vendedoras "top model" desfilando, fazendo vitrine viva  e servindo champanhe para os clientes? Por outro lado vc já viu loja de grife Italiana com uma banca cheia de roupas amontoadas e com um locutor, na porta,  berrando:  " pode entrar freguesa, que para olhar não paga!!!"

Perceberam a diferença? Ambas as loja estão vendendo bem e não ficam uma falando mal da outra. Elas têm as suas estratégias de marketing e venda e por isso alcançam o público para o qual os seus produtos se destinam.


Trazendo isso pro Biscuit:
Vc acha que uma pessoa humilde tem grana para gastar em uma festa cheia de regalias? Uma pessoa que ganha um salário mínimo pode pagar 200 reais num topo de bolo?  Pois bem.. vc mora num local humilde, cercada de pessoas humildes e quer vender seu trabalho (por um preço justo) para os seus vizinhos. Vc acha que isso vai dar certo? Claro que não!

Não pense que vc está vendendo pouco pq o seu preço é caro ou que o seu trabalho é ruim. Pense que para vender mais vc precisa ampliar seus horizontes definindo o seu público alvo e traçando metas para alcançá-lo.
Não se preocupe se no seu bairro existe uma "concorrente" vendendo a preço popular. Pense que esta pessoa tem um outro público alvo e trabalha  de acordo com as estratégias elaboradas por ela. Vocês são pessoas diferentes, com públicos diferentes!  Lembra da loja de grife e da loja popular?   Escolha qual das duas vc quer ser, faça o seu trabalho, foque nas sua metas, alcance os seus objetivos e comece tudo de novo buscando novas metas ainda maiores ..
Avante!!!  Crescer sempre!!!

Boas Amassadas!!!


Se você estiver lendo este post e também quiser deixar a sua pergunta envie email para biscuitvip@hotmail.com . Deixe seu nome e a sua cidade - Quem sabe a sua pergunta não será uma das escolhidas para eu responder a qui no Blogue!!!!!

5 comentários:

  1. Olá,
    conheci seus trabalhos através de uma busca no YouTube, e já posso afirmar que antes de mais nada, você é um pessoa generosa por nos dar o "norte" de como conduzirmos nosso aprendizado e consequentemente o alcance de nossas metas.
    Agradeço mais uma vez por você dedicar seu tempo e conhecimento a quem os busca.
    Um forte abraço!
    Eliane Amarante

    ResponderExcluir
  2. eu não vejo as outras (os) artesãs (ãos) como concorrentes, muito pelo contrário, gosto de todos os trabalhos pois é neles que eu me inspiro!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Boa noite.
    Gosto muito de suas aulas e estou aprendendo a fazer biscuit com elas. E amo o que faço.
    Gostaria de saber: Como faço molde de silicone? Visto que em minha cidade eles são muito caros, por não ter opção de onde comprar.

    ResponderExcluir
  4. Olá ,boa tarde ...estou amando suas dicas ,que Deus continue te abençoando !!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá ,boa tarde ...estou amando suas dicas ,que Deus continue te abençoando !!!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário, dicas e sugestões!